Raíssa Venâncio e Miwa Yanagizawa


Raíssa Venâncio é atriz, diretora e roteirista. Como Diretora e Dramaturga assinou três espetáculos teatrais. O último foi a peça “AUTO EUS – A Ditadura da Aprovação Social” da produtora BR Filmes, que no Rio de Janeiro teve apresentações extras em todas as temporadas, devido ao grande sucesso de público – assim como em Vitória ES, esgotando os ingressos do Teatro UFES. Dirigiu e roteirizou também clipes, como "Me dá um salve" e “Protetor Solar” do cantor Tibí; o curta “Aniversário” com Miwa Yanagizawa, e o filme "Cada Tarde", realizado durante a quarentena. Também dirigiu o programa “Varau” que tinha transmissão ao vivo pelo Canal RioLive. Como atriz fez 18 peças de teatro, filmes, séries de TV, como “As Canalhas” e “Amor Veríssimo”, além de novelas como “A Dona do Pedaço”. Foi Diretora Assistente de espetáculos como “Víspora” De Paula Vilela, e no audiovisual trabalhou também como Preparadora de Elenco.

Atualmente está escrevendo o roteiro do seu primeiro longa-metragem, e criando filmes publicitários pela sua produtora Tinta Preta Filmes, com seu canal "Rebimboca da Parafusarte".

Aniversário

Título do filme: Aniversário

Ano de realização: 2019/2020

Estado e cidade: Rio de Janeiro - RJ
Sinopse:

“Aniversário” se passa na noite em que Carmen faz 52 anos. No jantar, os filhos têm de lidar com suas opiniões conservadoras e preconceituosas, como o fato de não aceitar Adriana ser lésbica. O filme retrata as “pequenas distâncias” dentro das famílias brasileiras, que, com o tempo, se tornaram abismos.

 

Duração: 13:13

Equipe (ficha técnica):
Direção: Raíssa Venâncio
Roteiro: Raíssa Venâncio e Miwa Yanagizawa
Elenco: Miwa Yanagizawa,
Eloise Yamashita e Pedro Yudi
Diretor Assistente: Samuel Toledo
Diretor de Fotografia: Miguel Chaves
Direção de Arte: Livia Deschermayer
Câmera: Jesus Mendes
Assistente de Direção: Adriana Perin
Produção Executiva: Raíssa Venâncio
Produção: Siumara Lima
Caracterização: Isabel Godinho
Captação de Som: Ricardo Bento
Edição de Som e Mixagem: Bettina Calmon
Música: Fréderic Chopin – “Waltz in A Minor”
Performer: Aya Higuchi
Edição: Renato de Paula
Cor e Finalização: Jesus Mendes